Os encontros e desencontros entre esporte e educação: uma discussão filosófico-pedagógica

Autores

  • Paula Korsakas Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Dante de Rose Junior Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A trajetória do esporte, dos tempos modernos à contemporaneidade, é o pano de fundo deste texto que busca discutir, com base em considerações filosóficas e pedagógicas, o seu papel como meio de educação na história recente da humanidade. Entendendo-o como um fenômeno sociocultural de múltiplos significados, propõe-se uma análise das diferentes abordagens pedagógicas do esporte infantil, contrapondo rendimento e autonomia como finalidades de diferentes práticas educativas. Ao refletir sobre a educação no século XXI, que já anuncia, não nas profecias, mas em estudos projetivos, as conseqüências negativas dos atos humanos orientados pelo individualismo para as próximas décadas. A pedagogia da autonomia é reconhecida como um caminho possível para o esporte assumir seu papel como meio de intervenção na realidade, na expectativa de que ele possa, num futuro próximo, refletir uma sociedade solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-11

Como Citar

Korsakas, P., & Junior, D. de R. (2009). Os encontros e desencontros entre esporte e educação: uma discussão filosófico-pedagógica. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 1(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1354