A disciplina Rítmica no Processo de Formação dos alunos do curso de Educação Física

Autores

  • Olavo Dias de Souza Jr. Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar e compreender o significado da disciplina Rítmica no processo de formação pessoal e profissional dos alunos. Desenvolvida na perspectiva qualitativa, caracterizou-se como um estudo de caso, cuja coleta de dados efetivou-se, principalmente, pela aplicação de questionário aos alunos dos quatro anos do curso e análise da proposta pedagógica da referida disciplina. Os resultados da análise apontaram que os objetivos propostos pela disciplina foram atingidos, que a aprendizagem de fatos, conceitos, procedimentos, valores e atitudes foi decorrente da contribuição direta do prazer que sentiam durante a aula, momento em que eram levados a experimentar atividades de seu interesse e, percebiam a contribuição destas para a aquisição das habilidades necessárias à prática profissional. Ficou evidente que a proposta pedagógica favoreceu o estabelecimento de uma boa relação professor-aluno, um aspecto muito ressaltado nos relatos. Aspectos sobre a relação da disciplina Rítmica com outras disciplinas do curso aparecem, também, nas informações prestadas por eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-11

Como Citar

de Souza Jr., O. D. (2009). A disciplina Rítmica no Processo de Formação dos alunos do curso de Educação Física. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 1(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1348