Biomecânica e Educação Física escolar: possibilidades de aproximação

Autores

  • Sônia Cavalcanti Corrêa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A biomecânica ainda é considerada por muitos profissionais ligados à área de educação física escolar uma disciplina muito distante de seu contexto de trabalho. No entanto, na perspectiva atual em que se enfatiza a visão crítica e consciente do movimento, a biomecânica parece ser um instrumental fundamental. Este artigo tem como objetivo principal tentar construir uma ponte entre as duas disciplinas, com isso simplificando os conceitos mecânicos e procurando mostrar a biomecânica como conteúdo da Educação Física escolar em suas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. Os conceitos de movimento linear e angular assim como os contidos nas três leis de Newton serão apresentados seguidos de exemplos simples, aplicação em movimentos específicos, terminando com aplicação nos movimentos em geral.

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Publicado

2009-08-07

Como Citar

Corrêa, S. C., & Freire, E. dos S. (2009). Biomecânica e Educação Física escolar: possibilidades de aproximação. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 3(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1324