Expressão corporal e linguagem na Educação Física: uma perspectiva semiótica

Autores

  • Eliane Gomes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lúcia Helena Ferraz Sant’Agostino Instituição Toledo de Ensino (ITE)
  • Mauro Betti Universidade Estadual Paulista

Resumo

Este artigo visa à conceituação da Expressão Corporal como a linguagem seminal da Educação Física - origem de todas as outras formas já sistematizadas. Para tanto, recorremos à Semiótica de C. S. Peirce: em particular, ao trânsito entre as categorias da experiência - primeiridade, secundidade e terceiridade - e ao conceito de Linguagem como capacidade humana de produção de conhecimento mediante signos de qualquer espécie. Concluímos que a Semiótica pode contribuir para superar a dicotomia teoria-prática na Educação Física e sugerir uma prática pedagógica que, para além das formas codificadas de movimentar-se, favoreça novas mensagens gestuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

da Silva, E. G., Sant’Agostino, L. H. F., & Betti, M. (2009). Expressão corporal e linguagem na Educação Física: uma perspectiva semiótica. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 4(4). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1307