Educação Física na Educação Infantil: notas sobre a possibilidade de formação de preconceito étnicoracial

Autores

  • Irene C. Andrade Rangel UNESP-Rio Claro-SP

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a possibilidade de haver a formação do preconceito étnico-racial em aulas de Educação Física na Educação Infantil. Através de uma revisão de literatura e observações assistemáticas, o tema foi analisado e verificado que existem formas de discriminação e preconceitos a partir do ingresso da criança na escola infantil. Como o tema é relativamente ausente do currículo das escolas de formação profissional do professor de Educação Física, serão dadas sugestões sobre como conviver e favorecer a convivência entre todas as crianças, respeitando, compreendendo e, acima de tudo, valorizando a diversidade cultural brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Andrade Rangel, I. C. (2009). Educação Física na Educação Infantil: notas sobre a possibilidade de formação de preconceito étnicoracial. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 5(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1305