Educação Física e esporte no terceiro setor: estratégias utilizadas no ensino e aprendizagem de valores, atitudes e normas no projeto Esporte Talento

Autores

  • Ruth dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O número de programas e projetos sociais do Terceiro Setor que promovem o esporte, a atividade física e o lazer, com objetivos educacionais, tem atingido um crescimento significativo em nossa sociedade. Um deles é o Projeto Esporte Talento (PET), realizado em parceria entre a Universidade de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna. O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias utilizadas pelos educadores para ensinar atitudes, valores e normas aos educandos do grupo Pequeninos do PET. Foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizando a observação não-participante para coleta de dados. Os dados foram coletados no mês de maio de 2004, totalizando 12 sessões observadas. Com base nos resultados, foi possível verificar que, embora haja estímulos para comportamentos de submissão e conformidade, predomina a busca por uma interiorização de valores, atitudes e normas. Como estratégias para chegar a essa interiorização aparece a exposição em público e a tomada de decisão. Assim, concluiu-se que o Projeto Esporte Talento, ao ensinar conteúdos atitudinais, se utiliza de estratégias coerentes com a proposta apresentada por seus idealizadores, colaborando para a formação de indivíduos críticos, reflexivos e autônomos em suas relações sociais.

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Publicado

2009-08-07

Como Citar

dos Santos, R., & Freire, E. dos S. (2009). Educação Física e esporte no terceiro setor: estratégias utilizadas no ensino e aprendizagem de valores, atitudes e normas no projeto Esporte Talento. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 5(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1298