Natação: o cenário no ciclo I do Ensino Fundamental nas escolas particulares

Autores

  • Nathália de Paula Macedo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Merida Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Simone Tolaine Massetto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Denise Elena Grillo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fernanda Merida Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O número de escolas particulares que estão utilizando a natação, em suas aulas de Educação Física e em atividades extracurriculares, vem aumentando. O objetivo desse trabalho foi verificar se as escolas de Ensino Fundamental particulares estão fazendo o uso apropriado da natação, respeitando os objetivos da Educação Física Escolar. Foram aplicados questionários para professores de natação do Ciclo I do Ensino Fundamental de quatro escolas particulares e observadas as aulas dos mesmos professores. Conclui-se que a maioria das escolas trabalha com a natação como atividade extracurricular, paga a parte das mensalidades. As turmas são divididas principalmente pelo nível de aprendizagem, nas quais o objetivo principal é o ensino dos nados. Na maioria das escolas, existe o planejamento para as aulas de natação, porém somente uma relaciona a natação com a Educação Física Escolar. A ludicidade tem grau de importância distinto nos diferentes níveis de aprendizagem, a dimensão procedimental é a mais trabalhada, havendo às vezes o esquecimento das dimensões atitudinal e conceitual.

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Publicado

2009-08-07

Como Citar

Macedo, N. de P., Merida, M., Massetto, S. T., Grillo, D. E., & Merida, F. (2009). Natação: o cenário no ciclo I do Ensino Fundamental nas escolas particulares. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1286