As competências e as componentes essenciais da Educação Física no Iº Ciclo Escolar de Portugal e do Brasil

Autores

  • Edson Souza de Azevedo Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Beatriz Pereira Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Neste estudo, procurou-se elencar as convergências e particularidades dos parâmetros e componentes essenciais das propostas curriculares para a Educação Física no Iº Ciclo do Ensino Básico de Portugal e do Brasil. As duas propostas apresentam atividades envolvendo o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, jogos e lutas. As características específicas do currículo português apontam para a inserção de atividades envolvendo a patinação, atividades motoras básicas em aparelhos portáteis e de percurso na natureza; a proposta brasileira, enfatiza a dança e as manifestações da cultura popular e folclórica. Os pressupostos para as diferenças apontadas não sendo muito claras poderão apontar para características culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

de Azevedo, E. S., & Pereira, B. (2009). As competências e as componentes essenciais da Educação Física no Iº Ciclo Escolar de Portugal e do Brasil. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1284