Saberes docentes acerca do jogo no contexto escolar

Autores

  • Tiago Nicola Lavoura Universidade Estadual Paulista
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista

Resumo

Através de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como procedimento metodológico um questionário com questões abertas, e posteriormente fazendo uma análise de conteúdo das respostas adquiridas, este trabalho teve como objetivo verificar qual é a compreensão que os professores de educação física possuem sobre o jogo, considerando-se o contexto escolar e a valorização desta temática no âmbito da Educação Física. Como resultados, pode-se chegar a duas unidades de significados, de acordo com as respostas dos participantes, e também dos pressupostos do método selecionado, sendo elas: classificação coerente (eixo temático principal I), classificação simplificada (eixo temático principal II), sendo que este último eixo temático principal pode ser subdividido em dois eixos temáticos secundários, a saber: conceituação generalizada (eixo temático secundário 1) e conceituação reduzida. Considera-se que a conceituação e o conhecimento apresentando pela maioria dos professores, nesta pesquisa, acerca do jogo no âmbito escolar, se dá de uma maneira generalizada e simplificada, reduzindo de uma certa forma o conceito do jogo, desconsiderando sua complexidade e transcendência de realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Lavoura, T. N., & Machado, A. A. (2009). Saberes docentes acerca do jogo no contexto escolar. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1283