Verificação do clima motivacional em atletas femininas do futsal: um estudo com o questionário de orientação para tarefa ou ego (TEOSQ)

Autores

  • Vinicius Barroso Hirota Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Verônica Amorim Tragueta Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O Futsal é um esporte que tem seu espaço reservado em diversos meios de divulgação, adentrando até mesmo nos principais horários televisivos, mas onde está o futebol feminino? Dentre estas e outras inúmeras indagações, o presente estudo tem como objetivo oferecer uma fonte de referência sobre o futebol feminino, destacando o clima motivacional, uma vez que estes podem ser orientados para a tarefa ou para o ego (NICHOLLS, 1984; DUDA, 1992). A metodologia aplicada foi a pesquisa descritiva, já que ela observa, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los (CERVO e BERVIAN, 2004), onde a amostra foi constituída por 31 jogadoras de Futsal, do sexo feminino, em nível universitário, de idade entre 18 e 26 anos. As atletas tiveram a opção de participar ou não do estudo. Para a coleta de dados foi utilizada uma escala de motivação do tipo Likert de cinco pontos - TEOSK (TASK AND EGO ORIENTATION IN SPORT QUESTIONAIRE), Questionário do Esporte de orientação para Tarefa ou Ego desenvolvido por Duda (1992), traduzido, adaptado e validado por Hirota (2006). O tratamento dos dados utilizado foi o cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach, verificando a validade e fidedignidade do instrumento, com o emprego do software SPSS-DATA EDITOR (versão 13.0 for Windows), além da contagem da média de orientação de ego e de tarefa. Os resultados do cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach relacionados com a orientação para Tarefa foi de 0.82, enquanto o resultado de Alfa relacionado com a orientação para Ego mostrou o valor de 0.71. Os resultados de média de orientação para Tarefa e orientação para o Ego foram 4,17 e 2,22 respectivamente. Desta forma podemos conferir que o time de Futsal feminino universitário está orientado para Tarefa, sendo mais seguras em seus comportamentos e mais independentes, e a escala (TEOSQ) utilizada neste estudo nos mostra eficiência, mas por serem estudos recentes podem ser necessárias algumas adaptações e modificações na mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-06

Como Citar

Hirota, V. B., & Tragueta, V. A. (2009). Verificação do clima motivacional em atletas femininas do futsal: um estudo com o questionário de orientação para tarefa ou ego (TEOSQ). Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1252