Efeitos da transferência de aprendizagem entre tarefas saque do voleibol para o saque do tênis

Autores

  • Raquel Ferreira Maia Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Teresa da Silva Pinto Marques Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Dalton Lustosa de Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jusselma Ferreira Maia Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este estudo teve como propósito investigar a influência que a aprendizagem do saque por cima do voleibol exerce sobre o desempenho do saque do tênis, em meninas entre 12 e 14 anos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual João Vieira de Almeida, em São Paulo. As alunas foram divididas em dois grupos: o grupo experimental (GE) e o grupo controle (GC). Para o primeiro, foram ministradas aulas sobre o saque do voleibol, enquanto que o segundo não foi submetido a esse tratamento. Os resultados obtidos permitiram supor que o grupo experimental obteve um desempenho melhor na execução do saque do tênis, apresentando médias superiores do que o grupo controle, que não havia realizado a aprendizagem. Portanto, uma vez que a aprendizagem de um gesto motor de uma habilidade motora para outra semelhante, é possível de ocorrer com eficácia, o efeito de transferência encontrado neste estudo foi, em geral, positivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-06

Como Citar

Maia, R. F., Pinto Marques, M. T. da S., de Oliveira, D. L., & Maia, J. F. (2009). Efeitos da transferência de aprendizagem entre tarefas saque do voleibol para o saque do tênis. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1244