A yoga no ambiente escolar como estratégia de mudança no comportamento dos alunos
Resumo
Neste trabalho, é realizada uma vivência corporal durante 3 meses nas aulas de educação física, com noventa alunos da 1ª série do ensino fundamental, ciclo I da Escola Estadual Profª Marly Diva Bonfanti, na cidade de São Paulo com a prática da YOGA. A vivência inclui a execução de posturas yóguicas (ãsanas), prática respiratória e meditação através da técnica de visualização, objetivando o desenvolvimento da sensibilização corporal e capacidades físicas de flexibilidade, força, equilíbrio e resistência, além da superação de limites na realização de ãsanas com graus de dificuldade variados. Através desta prática motora e mental, que está intimamente ligada ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicológico, objetiva-se, como estratégia pedagógica, desenvolver também a concentração, a calma, a valorização da auto-estima e do meio que os cerca, por meio das práticas respiratórias e meditativas. E, desta forma, buscar combater a agressividade, ansiedade e demais aspectos relacionados que influem diretamente na indisciplina dos alunos e que tanto interfere no ensino aprendizagem da educação atual e na formação integral e harmoniosa do ser humano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-08-06
Como Citar
de Moraes, F. O., & Medina Balga, R. S. (2009). A yoga no ambiente escolar como estratégia de mudança no comportamento dos alunos. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1227
Edição
Seção
Artigos Originais