A formação do professor de Educação Física na atuação profissional inclusiva

Autores

  • Karina Patrício Nascimento Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Graciele Massoli Rodrigues Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Denise Elena Grillo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Merida Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A educação física adaptada é uma área que necessita de melhor qualificação profissional. Com o aumento das carências da sociedade relacionadas à inclusão social de pessoas com necessidades especiais, cresceu a preocupação sobre a formação desses profissionais atuantes. Assim, pelas razões elencadas, estabelecemos como objetivos desse trabalho: a) Analisar a atuação dos professores de educação física escolar inclusiva; b) Verificar as influências da sua formação profissional na atuação com indivíduos com necessidades especiais. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário composto de 12 questões abertas e fechadas aplicadas a 20 sujeitos que atuam ou atuaram com Educação Física Inclusiva Escolar. Como resultado, bservamos que: a) a implantação de novas diretrizes para a inclusão social acarreta na obrigatoriedade da atuação de rofissionais nessa área, podendo comprometer o desenvolvimento do aluno com necessidades especiais e a proposta pedagógica; b) a disciplina de Educação Física Adaptada não mostrou-se como fator determinante para a intervenção do profissional de Educação Física nas aulas; c) atualmente a formação continuada é mais relevante para a atuação do profissional no contexto inclusivo; d)a disciplina deve proporcionar aos alunos de graduação vivências práticas a fim de diminuir o distanciamento entre teoria e prática potencializando, como instrumento, as situações problemas.

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Publicado

2009-08-06

Como Citar

Nascimento, K. P., Rodrigues, G. M., Grillo, D. E., & Merida, M. (2009). A formação do professor de Educação Física na atuação profissional inclusiva. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1225