Concepções e preferências sobre as aulas de Educação Física escolar: uma análise da perspectiva discente
Resumo
A Educação Física, nas últimas décadas, tem procurado trilhar novos caminhos, revendo seus objetivos, conteúdos, etodologias e avaliações. No entanto, para que haja uma transformação efetiva no processo ensino-aprendizagem desta disciplina é fundamental considerarmos a necessidade não apenas da atualização acadêmico-científica dos professores, mas também, o reconhecimento da importância de se conhecer e considerar o que seus alunos pensam, sentem e desejam em relação às aulas de Educação Física escolar. Tal compreensão pode contribuir, por exemplo, para uma maior aproximação e interação entre o que os professores propõem e o que os alunos esperam aprender, favorecendo a práxis contextualizada e a aprendizagem significativa. Sob esta perspectiva, este estudo procurou investigar o que os alunos de 3a e 4a séries do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de sasco/SP afirmam que aprendem nas aulas de Educação Física e do que mais gostam e menos gostam nestas aulas. Em suma, os resultados revelaram uma marcante presença do esporte nas opiniões dos alunos, tanto em relação ao que aprendem quanto aos seus afetos e desafetos dirigidos às vivências nas aulas de Educação. De maneira geral, este estudo possibilitou importantes reflexões acerca: a) da necessidade e o potencial da consideração e valorização das concepções e manifestações dos alunos; b) da importância do redimensionamento dos conteúdos da Educação Física escolar extrapolando a dimensão procedimental e enfatizando a existência e a importância dos saberes conceituais e atitudinais desta disciplina; c) do cuidado necessário em relação ao trabalho co-educativo, principalmente no que tange ao desenvolvimento do conteúdo esporte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-08-06
Como Citar
Filgueiras, I. P., de Oliveira, G. K., Paiano, R., & Rodrigues, L. H. (2009). Concepções e preferências sobre as aulas de Educação Física escolar: uma análise da perspectiva discente. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1219
Edição
Seção
Artigos Originais