A dança na escola

Autores

  • Daniela Rocha Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Graciele Massoli Rodrigues Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Na perspectiva da diversidade e da multiplicidade de ropostas e ações que caracterizam e considerando a dança como uma das manifestações da cultura corporal de movimento, que se apresenta como conteúdo curricular da Educação Física, buscamos compreender qual lugar reservado para a dança na escola. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o contexto da Educação Física da rede municipal de Ensino Fundamental do município de Barueri no que se refere a inclusão da dança nas aulas de Educação Física. Denatureza descritiva qualitativa, o estudo teve como sujeitos onze professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Barueri – SP. Para coleta de dados, utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas e os resultados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo das respostas. Pudemos verificar que a dança no contexto escolar, vem sendo trabalhada somente em datas comemorativas e eventos especiais de acordo com o cronograma da unidade escolar e a formação profissional com ênfase em atividades esportivas consideradas mais importantes e a falta de afinidade constituem os fatores que colaboram para a ausência da dança no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-06

Como Citar

Rocha, D., & Rodrigues, G. M. (2009). A dança na escola. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1217