Crescimento econômico e restrição externa: Uma análise de painel para países da América Latina

Autores

  • Camilla Petrelli Corrêa de Almeida CEDEPLAR/UFMG
  • Philipe Scherrer Mendes CEDEPLAR/UFMG
  • Douglas A. Alencar CEDEPLAR/UFMG

Resumo

O objetivo desse trabalho é identificar se o crescimento econômico dos países da América Latina, no período entre 1990 e 2011, foi afetado por alguma restrição do setor externo de suas economias. Foi feita uma revisão bibliográfica das implicações envolvidas na determinação de uma taxa de crescimento econômico com o enfoque em teorias que abordam elementos da importância do setor externo, como a Lei de Thirlwall e alguns desdobramentos deste trabalho inicial. A conclusão principal do trabalho é que o crescimento econômico do grupo de países da América Latina, utilizando a metodologia de dados em painel, entre os anos de 1990 e 2011, foi limitado pelo equilíbrio externo destes. Este resultado nos parece estar de acordo com a história econômica destes países e com suas estruturas produtivas, com características subdesenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Petrelli Corrêa de Almeida, CEDEPLAR/UFMG

Doutora em Economia pelo programa de pós-graduação do Cedeplar/UFMG . Possui um diploma de Master 1 em economia quantitativa pela Université Lumière Lyon 2, assim como diploma do Master 2 Monnais finance et Gouvernance pela Université Lumière Lyon 2/ École Normal superieur , França. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Université Lumière Lyon 2 onde realizou um ano de especialização em econometria.Concluiu a graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Uberlandia em 2012

Philipe Scherrer Mendes, CEDEPLAR/UFMG

Doutor em Economia Regional pelo CEDEPLAR/UFMG, mestre em Economia Aplicada pela UFJF (2009) e Graduado em Ciências Economicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007)

Douglas A. Alencar, CEDEPLAR/UFMG

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Pará. Doutor em Economia pelo programa de pós-graduação do CEDEPLAR/UFMG com período de estágio no exterior na University of Leeds (Reino Unido).

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Almeida, C. P. C. de, Mendes, P. S., & Alencar, D. A. (2017). Crescimento econômico e restrição externa: Uma análise de painel para países da América Latina. Revista De Economia Mackenzie, 13(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/8857

Edição

Seção

Artigos