Produtividade Total dos Fatores na Agricultura: uma análise sobre a região de Registro

Autores

  • Victor Pinto Burke Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

Resumo

Neste trabalho pretende-se analisar o desempenho da agricultura na região abrangida pelo Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Registro no período 1995/1996 a 2007/2008, por meio do cálculo de indicadores de Produtividade Total dos Fatores (PTF), para tanto, será feito o levantamento de dados da região para a construção dos indicadores pelo índice de Törnqvist.

A região de Registro é conhecida pelo baixo grau de desenvolvimento econômico, incluindo o setor agropecuário, o que a difere do restante do estado de São Paulo, não obstante, a região de Registro se destaca pela produção de banana, uma das frutas mais consumidas no mundo. Ao final do trabalho podemos concluir que houve um crescimento da Produtividade Total dos Fatores (PTF) de 7,59%, mas sem alteração na estrutura produtiva da região, que tem forte caráter familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Pinto Burke, Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

Graduando no curso de ciências econômicas da UNESP-Araraquara

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Burke, V. P. (2017). Produtividade Total dos Fatores na Agricultura: uma análise sobre a região de Registro. Revista De Economia Mackenzie, 13(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/8175

Edição

Seção

Artigos