Economia e Psicologia na Explicação da Escolha Intertemporal

Autores

  • Roberta Muramatsu Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Patrícia Fonseca Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O presente artigo pretende apresentar e analisar o movimento de reforma dos modelos econômicos de escolha desenvolvidos para prever padrões de escolha ao longo do tempo. Com base em uma vasta literatura sobre os ganhos mútuos da troca entre economistas e psicólogos, argumentaremos que modelos comportamentais que relaxam a hipótese de desconto constante (isto é, preferências estáveis ao longo do tempo) pelo pressuposto do desconto hiperbólico (isto é, preferências temporais não-constantes) contribuem significativamente para a compreensão de importantes anomalias da escolha intertemporal e, dessa forma, abrem espaço para a ocorrência de progresso explanatório (e preditivo) na análise econômica contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Muramatsu, Universidade Presbiteriana Mackenzie

PhD pela Universidade Erasmus (Roterdã). Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Curso de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do Ibmec-SP. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Qualidade de Vida da Universidade Presbiteriana Mackenzie (NPQV-UPM).

Downloads

Publicado

2009-06-29

Como Citar

Muramatsu, R., & Fonseca, P. (2009). Economia e Psicologia na Explicação da Escolha Intertemporal. Revista De Economia Mackenzie, 6(6). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/810

Edição

Seção

Artigos