Modelo CAPM Condicional: Um Panorama Geral

Autores

  • Elmo Tambosi Filho Universidade Metodista de São Paulo
  • Fabio Gallo Garcia Fundação Getulio Vargas (SP)

Resumo

Apesar das críticas, o aprimoramento do CAPM estático, dando origem a novos modelos condicionais, traz maior segurança para o investidor ao longo do ciclo de negócios. O CAPM e suas versões estáticas foram e são de grande importância em finanças. Nos dias de hoje, encontramos adaptações mais complexas do modelo CAPM, as quais nos permitem ter respostas sobre questões em finanças que por muito tempo permaneceram não solucionadas. Diante desse panorama e considerando toda essa grande discussão acerca da validade do CAPM, este artigo procura apresentar o modelo condicional. Para alcançar tal objetivo, estudar-se-ão os testes dos modelos condicionais (beta variando ao longo do tempo). Esses testes são convenientes para incorporar variâncias e co-variâncias que se alteram ao longo do tempo. Entre os testes dos modelos condicionais, destacamos o de Jagannathan e Wang (1996).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elmo Tambosi Filho, Universidade Metodista de São Paulo

Pós-doutorando da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, e desenvolve trabalhos sobre mercado financeiro e CAPM condicional.

Fabio Gallo Garcia, Fundação Getulio Vargas (SP)

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Professor da Fundação Getulio Vargas (SP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, e desenvolve trabalhos sobre assimetria informacional, finanças internacionais e gestão de passivos.

Downloads

Publicado

2009-06-26

Como Citar

Tambosi Filho, E., & Garcia, F. G. (2009). Modelo CAPM Condicional: Um Panorama Geral. Revista De Economia Mackenzie, 5(5). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/799

Edição

Seção

Artigos