Emerging Markets in the International Monetary Fund: A Proposition of a New Quota-Formula

Autores

  • Fernando Ribeiro Leite Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O artigo propõe uma nova fórmula para o cálculo das quotas dos países-membros do Fundo Monetário Internacional. Quotas são relevantes pois o número de votos de cada país é majoritariamente definido por sua quota. A fórmula proposta inclui PIB medido em Paridade do Poder de Compra (PPC) como a variável mais relevante; desvio padrão da média de 12 anos dos resultados em conta corrente do Balanço de Pagamentos e estoque de reservas internacionais. Resultados indicam que a participação dos países desenvolvidos no total de quotas e de votos cairia. As participações relativas dos principais mercados emergentes seriam substancialmente elevadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Ribeiro Leite Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor na Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2009-06-26

Como Citar

Leite Neto, F. R. (2009). Emerging Markets in the International Monetary Fund: A Proposition of a New Quota-Formula. Revista De Economia Mackenzie, 4(4). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/789

Edição

Seção

Artigos