Análise da Causalidade dos Homicídios em Sergipe sob a Ótica da Economia do Crime no Período 2007-2010

Autores

  • Marco Antonio Jorge Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O trabalho tem como objetivo geral analisar as causas da dinâmica dos homicídios no estado de Sergipe entre 2007 e 2010. Para tanto, está estruturado em três seções além da introdução: na primeira, são discutidas as contribuições da economia para a compreensão da criminalidade, suas ligações com ciências correlatas e uma análise da relação entre a disponibilidade de armas de fogo e a criminalidade no Brasil. Na seção seguinte, analisam-se os procedimentos metodológicos adotados para o tratamento empírico dos dados, os resultados encontrados e suas principais implicações para políticas públicas. Por fim, são sumariadas as principais conclusões do trabalho, dentre as quais a de que o efetivo policial de fato contribui para a redução dos homicídios no estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Jorge, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994) e Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe. Tem pesquisado nas áreas de Economia do Trabalho, Indicadores de Desenvolvimento e Economia do Crime.

Downloads

Publicado

2015-02-05

Como Citar

Jorge, M. A. (2015). Análise da Causalidade dos Homicídios em Sergipe sob a Ótica da Economia do Crime no Período 2007-2010. Revista De Economia Mackenzie, 11(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/7783

Edição

Seção

Artigos