Defesa Nacional, Complexo Industrial-Militar e Mobilização Industrial: Apontamentos para a Mobilização Nacional

Autores

  • Joaquim Carlos Racy Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jean-Claude E. Silberfeld Federação do Comércio do Estado de São Paulo

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a importância da política de defesa como instrumento da política nacional e, nessa medida, como campo de reflexão para as ciências econômicas e sociais. Nesse sentido, a política de defesa, particularmente no atual quadro das relações internacionais, assume relevância por tratar de problemas relativos ao estado da arte no campo do desenvolvimento tecnológico e industrial do país. No passado, preocupações com essa questão foram esboçadas na vida política brasileira, traduzindo-se em importantes esforços por parte do Estado no sentido de se constituir um complexo industrial-militar expressivo. Uma vez diluídos tais esforços e mudadas as condições sob as quais operava a política brasileira, parece justificar-se qualquer tentativa de se iniciar um processo de debates acerca dessa questão, uma vez que os estudos nesse setor da realidade mostram-se ainda incipientes no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Carlos Racy, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Economista, cientista político e mestre em História da Política Externa Brasileira. Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Jean-Claude E. Silberfeld, Federação do Comércio do Estado de São Paulo

Economista e mestre em História. Gerente de Relações Internacionais da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-06-25

Como Citar

Racy, J. C., & Silberfeld, J.-C. E. (2009). Defesa Nacional, Complexo Industrial-Militar e Mobilização Industrial: Apontamentos para a Mobilização Nacional. Revista De Economia Mackenzie, 3(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/776

Edição

Seção

Artigos