Transformações da Indústria Têxtil Brasileira: A Transição para a Modernização

Autores

  • Anita Kon Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Durval Calegari Coan Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

O texto investiga o processo de evolução da indústria têxtil brasileira no novo ambiente econômico mundial da década de 1990. Analisa as condições específicas da abertura comercial brasileira e da intensificação da inovação tecnológica. A partir de informações estatísticas, verifica os impactos destes acontecimentos sobre a estrutura, conduta e desempenho da produção têxtil. Os resultados do estudo mostram que os reflexos da abertura comercial no país no período foram mais acentuados nesta indústria do que em outros setores, e as alterações na estrutura industrial têxtil configuraram intenso movimento de concentração produtiva no período, bem como implicações relevantes sobre a produtividade do trabalho. As conclusões ressaltam as fortes perspectivas atuais da indústria têxtil quanto à competitividade internacional, condicionadas a medidas de apoio governamental e intensificação de inversões.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Kon, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em Economia (FEA/USP). Mestrado em Economia (FEA/USP). Graduação em Ciências Econômicas (FEA-USP). Visiting Scholar: Department of Economics, University of Illinois at Urbana Champaign. Chefe do Departamento de Estatísticas Econômicas da Fundação SEADE (1976-1985). Coordenadora do Grupo de Contas Regionais da Fundação SEADE (1980-1985). Professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas/SP (1988-2004). Professora e pesquisadora da PUC/SP (desde 1987). Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia (EITT) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC/SP (desde 1994).

Durval Calegari Coan, Universidade Metodista de São Paulo

Mestrado em Economia Política (PUC/SP). Graduação em Economia (FEA/USP). Ex-executivo da Dow Química S/A. Professor de Economia da Universidade Metodista de São Paulo (UMSP).

Downloads

Publicado

2009-06-25

Como Citar

Kon, A., & Coan, D. C. (2009). Transformações da Indústria Têxtil Brasileira: A Transição para a Modernização. Revista De Economia Mackenzie, 3(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/774

Edição

Seção

Artigos