Análise Multivariada de Indicadores Socioeconômicos dos Países do G-20

Autores

  • Gil Bracarense Leite
  • Henrique Brigatte
  • Eder Barbosa de Aguilar

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise dos indicadores socioeconômicos dos países do G-20, por análises de componentes principais e de agrupamentos, a fim de detectar associações ou semelhanças entre estas nações. Os resultados obtidos com relação às variáveis que caracterizam aspectos sociais foram de acordo com o esperado, possibilitando a formação de grupos internamente homogêneos, mas heterogêneos entre si. Os demais resultados – relacionados às variáveis econômicas – apresentaram agrupamentos surpreendentes, reunindo nações mais distintas. De modo geral, os países do G-20 confirmam que não é estritamente necessária a condição de que nações que se reúnam num grupo de interesses comuns sejam totalmente homogêneas quanto a seus indicadores socioeconômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gil Bracarense Leite

Mestrando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Henrique Brigatte

Mestrando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Economia Rural.

Eder Barbosa de Aguilar

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2009-05-15

Como Citar

Leite, G. B., Brigatte, H., & de Aguilar, E. B. (2009). Análise Multivariada de Indicadores Socioeconômicos dos Países do G-20. Revista De Economia Mackenzie, 7(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/513

Edição

Seção

Artigos