Superprodução: velhas e novas crises

Autores

  • Ivan Cotrim Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O artigo discute o andamento da crise de 2008/2009, indicando que ela está em processo e que não estão instalados os instrumentos de sua superação. Faz uma digressão sobre as crises anteriores, particularmente 1929 e 1975, para destacar semelhanças e diferenças quanto ao quadro fenomênico que as caracterizam. Indica sua inerência à acumulação de capital e os resultados inumanos que são expostos quando de sua instalação. Mostra as contradições essenciais do capital em seu procedimento acumulativo corrente, independentemente das crises, no sentido de identificar que a miséria humana derivada daquela acumulação será acentuada nas crises. Por fim, indica que as crises só serão superadas com a superação das categorias essenciais do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Cotrim, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC?SP).Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da Fundação Santo André (FSA). Autor do Livro Karl Marx: A Determinação Ontonegativa Originária do Valor, publicado pela Editora Alameda.

Downloads

Publicado

2011-11-02

Como Citar

Cotrim, I. (2011). Superprodução: velhas e novas crises. Revista De Economia Mackenzie, 8(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/3794

Edição

Seção

Artigos