Trade-off desemprego-inflação: Uma análise da aplicação de diferentes condições de transversalidade sobre uma versão adaptada do modelo de Taylor.

Autores

  • Tácito Augusto Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Fábio Rodrigues de Moura
  • João Júnior
  • Henrique Veras
  • André Melo

Resumo

 

  

O objetivo deste artigo consiste em analisar os efeitos da aplicação de condições de transversalidade sobre uma versão adaptada do modelo trade-off desemprego-inflação de Taylor (1989). A necessidade de se aplicar as condições de transversalidade surge na medida em que modificamos a abordagem do modelo base, mais precisamente quando tonarmos variáveis as condições de fronteira do problema. Nesse sentido, propomos quatro diferentes abordagens: linha terminal horizontal (tempo final variável), linha terminal vertical (estado terminal variável), estado terminal e tempo final variáveis, e horizonte de tempo infinito. Os resultados encontrados nos mostram que, exceto em um dos casos, as condições de transversalidade acabam por alterar os resultados originais, sugerindo assim que o problema pode de fato ser visto sob óticas diferentes no que diz respeito à elaboração de políticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tácito Augusto Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

1.PROFESSOR ASSOCIADO DOUTOR NÍVEL 3 LOTADO NO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

2.ÁREA DE PESQUISA : ECONOMIA MATEMÁTICA E FINANÇAS.

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-03-22

Como Citar

Farias, T. A., Rodrigues de Moura, F., Júnior, J., Veras, H., & Melo, A. (2012). Trade-off desemprego-inflação: Uma análise da aplicação de diferentes condições de transversalidade sobre uma versão adaptada do modelo de Taylor. Revista De Economia Mackenzie, 9(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/3600

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)