Caracterização e impacto econômico do turista português em Pernambuco: uma análise descritiva e de insumo-produto

Autores

  • Robson Góes Carvalho Universidade de Pernambuco - UPE
  • Alcides Jeronimo de Almeida Tenório Júnior Instituro Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
  • Ecio de Farias Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

A proximidade cultural e lingüística entre brasileiros e Portugueses é evidente. Tudo isso é conseqüência de anos de relações bilaterais, inclusive de ordem econômica. Dentre estas, a atividade turística vem se destacando, uma vez que se alimenta de todos estes fatores de aproximação. Especialmente em alguns estados que se destacam como receptores de Turistas com Residência Fixa em Portugal (TRFP`s), como é o caso de Pernambuco. Este trabalho se apóia nesta realidade para procurar estimar os impactos econômicos deste turista sobre o estado. Para tanto, seus gastos foram calculados e distribuídos dentre os sub-setores turísticos estaduais, levando-se em conta a distribuição geográfica, os gastos médios diários e o tempo de permanência. Em seguida, utilizando-se uma abordagem de insumo-produto, foram estimados os impactos sobre o nível de produção, a renda das famílias, o nível de emprego e sobre o montante do Valor adicionado estadual. Os resultados revelaram uma influência superior, por exemplo, ao PIB de importantes municípios Pernambucanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Góes Carvalho, Universidade de Pernambuco - UPE

Economista e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/PIMES. É professor da Universidade de Pernambuco – UPE.

Alcides Jeronimo de Almeida Tenório Júnior, Instituro Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco mestre em economia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor convidado da Universidade de Pernambuco e professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.

Ecio de Farias Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Economista, Mestre, Ph.D. e Pós Doutor em Agricultural and Applied Economics pela University of Georgia. É professor do programa de Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2010-08-30

Como Citar

Carvalho, R. G., Tenório Júnior, A. J. de A., & Costa, E. de F. (2010). Caracterização e impacto econômico do turista português em Pernambuco: uma análise descritiva e de insumo-produto. Revista De Economia Mackenzie, 8(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/1983

Edição

Seção

Artigos