A desconcentração industrial na região sul do Brasil

Autores

  • Edicleia Lopes de Souza FECILCAM
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Parana UNIOESTE

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o dinamismo econômico ocorrido na Região Sul do Brasil e a desconcentração das atividades produtivas. Os resultados revelam que para a Região Sul do Brasil, o processo de desconcentração espacial da atividade econômica possibilitou o surgimento de novos centros econômicos, intensificação do processo de crescimento demográfico ao redor destes e identificação das vocações regionais. Porém, a desconcentração não dinamizou a economia sulina como um todo, permitindo que regiões isoladas alcançassem desenvolvimento, enquanto outras permaneceram estagnadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edicleia Lopes de Souza, FECILCAM

Economista e professora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo.

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Parana UNIOESTE

Professor adjunto do Programa de Pos graduaçao em Desenvolvimento Regional e Agronegocio da UNIOESTE/Campus de Toledo. Pesquisador do Conselho NAcional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPQ) e GEPEC.

Downloads

Publicado

2010-08-30

Como Citar

de Souza, E. L., & Lima, J. F. de. (2010). A desconcentração industrial na região sul do Brasil. Revista De Economia Mackenzie, 8(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/1700

Edição

Seção

Artigos