A Agressividade Tributária Gera Custos Reputacionais no Brasil?
Palavras-chave:
Planejamento Tributário, Custo Reputacional, Agressividade Tributária, Empresas Brasileiras, GestãoResumo
O objetivo desta pesquisa é investigar se as Empresas Brasileiras arcam com o custo de reputação ao se engajarem em atividade de agressividade tributária. Utilizou-se regressões com dados em painel para testar a hipótese de que quanto maior o nível de agressividade tributária praticada pelas empresas maiores são os custos reputacionais que elas sofrem por conta dessa prática. A amostra está nas empresas brasileiras de capital aberto no período de 2010 a 2018. Os resultados não confirmaram a hipótese e sugerem que as variações das vendas, do preço das ações, a admiração pela mídia e a troca de executivos não estejam associadas à prática de agressividade, indicando que as empresas referentes não sofreram custos reputacionais associados à agressividade tributária. Em suma, esta pesquisa sugere um auxílio a gestores sobre a aceitação ou não da agressividade fiscal, sobretudo na ideia de redução de gastos com pagamentos de tributos agressivos, por exemplo.
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