Utilitarismo e desenvolvimento sustentável: eles podem se encontrar?

Autores

  • João Pedro Garcia Araujo Universidade Veiga de Almeida
  • Gustavo Inácio de Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir se o utilitarismo pode conduzir ao desenvolvimento sustentável, considerando a relação entre os princípios utilitaristas e a teoria econômica neoclássica e as propostas desta última para lidar com problemas ambientais. Partindo dos campos da História e da Teoria Econômica, buscou-se evidenciar como a escola neoclássica foi influenciada pelo utilitarismo e quais foram as propostas apresentadas por esta escola para os problemas ambientais. Analisando-se estas propostas à luz do conceito de desenvolvimento sustentável presente no relatório Nosso Futuro Comum e da noção de sustentabilidade multidimensional, com dimensões econômica, ecológica e social, conclui-se que as ferramentas de análise neoclássica não produzem soluções efetivamente sustentáveis, devido à incompatibilidade entre sua base epistemológica utilitarista e as premissas da sustentabilidade.

Palavras-chave: Problemas ambientais. Recursos naturais. Sustentabilidade. Teoria Econômica Neoclássica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Garcia Araujo, Universidade Veiga de Almeida

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (2007), mestrado em Ciências Biológicas pela UFRJ (2009), especialização em Docência do Ensino Superior pela UVA (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Economia Sustentável pela PUCRS (2016). Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase no ensino de Ciências Ambientais, de Biologia Marinha, com ênfase em monitoramento ambiental, de Gestão Ambiental. Atualmente é Professor Auxiliar do Núcleo de Educação à Distância da UVA e Biólogo da Gerência de Gestão Ambiental e do Laboratório de Monitoração Ambiental da Eletrobras Eletronuclear.

Gustavo Inácio de Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Economia Aplicada na ESALQ-USP. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2005) e Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP (1999). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia, economia da defesa e economia dos recursos naturais. Membro do comitê editorial da Revista Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural desde julho de 2012. Autor colaborador do PMBC - Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atualmente é professor doutor da PUCRS.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Araujo, J. P. G., & de Moraes, G. I. (2017). Utilitarismo e desenvolvimento sustentável: eles podem se encontrar?. Revista De Economia Mackenzie, 13(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/10075

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)