Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para Alunos em Situação de Vulnerabilidade Social
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa objetivou promover as habilidades sociais de estudantes do ensino fundamental em um modelo psicoeducativo. Buscou identificar os efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) nas habilidades sociais, nos problemas de comportamento e no desempenho acadêmico de crianças do quinto ano do ensino fundamental com idades de 10 a 13 anos (M = 10,3; DP = 1,5), sendo 26 meninas e 25 meninos que residem e estudam em área de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. A amostra foi dividida em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). O THS foi aplicado em dez sessões, nas quais foram trabalhadas as seguintes habilidades: civilidade, autocontrole, assertividade e habilidades acadêmicas. Utilizaram-se como instrumentos o Social Skill Rating System (SSRS) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram ganhos positivos para a maioria dos alunos participantes da intervenção e escores superiores do GI em relação ao GC em todas as variáveis.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Abed, A. L. Z. (2016). O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção Psicopedagógica, 24(25), 8–27.
Abramovay, M., Castro, M. G., Pinheiro, L. D. C., Lima, F. D. S., & Martinelli, C. D. C. (2002). Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: Desafios para políticas públicas. Brasília, DF: Edições Unesco Brasil. Recuperado de http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/123456789/1379
Achenbach, T. M. (1991). Manual for the youth self-report and 1991 profile. Burlington: Department of Psychiatry, University of Vermont. Recuperado de https://www.icpsr.umich.edu/icpsrweb/PHDCN/descriptions/ysr-w1-w2-w3.jsp
American Psychiatric Association (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-5. Porto Alegre: Artmed.
Brasil (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC.
Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, Consed, Undime.
Calejon, L. M. C. (2017). Desempenho escolar e vulnerabilidade social. Revista Exitus, 1(1), 146–164.
Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais como preditoras de problemas de comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 321–330.
Cia, F., & da Costa, C. S. L. (2017). Desempenho acadêmico nas séries do ensino fundamental: Relação com o desenvolvimento social. Psicologia Argumento, 30(68), 109–120.
D’Abreu, L. C. F., & Marturano, E. M. (2010). Associação entre comportamentos externalizantes e baixo desempenho escolar: Uma revisão de estudos prospectivos e longitudinais. Estudos de Psicologia, 15(1), 43–51.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. (2017). Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prática. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. Freitas, L., Bandeira, M., & Del Prette, A. (2016). Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Elias, L. C. D. S., & Amaral, M. V. (2016). Habilidades sociais, comportamentos e desempenho acadêmico em escolares antes e após intervenção. Psico-USF, 21(1), 49–61.
Faijão, W., Carneiro, G. R., Bruni, A. R., Montiel, J. M., & Bartholomeu, D. (2015). Aplicação de um Treinamento de Habilidades Sociais em crianças do ensino fundamental. Encontro: Revista de Psicologia, 13(19), 69–89.
Feitosa, F. B., Matos, M. D., Del Prette, Z. A., & Del Prette, A. (2009). Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses. Psicologia em Estudo, 14(2), 259–266.
Gonçalves, E. S., & Murta, S. G. (2008). Avaliação dos efeitos de uma modalidade de Treinamento de Habilidades Sociais para crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(3), 430–436.
Gresham, F. M., & Elliott, S. N. (1990). Social Skills Rating System (SSRS). Minnesota, USA: American Guidance Service. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2012). Pesquisa Nacional de saúde do escolar. Recuperado de http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/ liv64436.pdf
Lopes, D. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Recursos multimídia no ensino de habilidades sociais a crianças de baixo desempenho acadêmico. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(3), 451–458.
Martin, D., Martin, M., Gibson, S. S., & Wilkins, J. (2007). Increasing prosocial behavior and academic achievement among adolescent African American males. Adolescence, 42(168), 689-698.
Marturano, E., Elias, L., & Leme, V. (2014). Comportamentos agressivos e habilidades sociais em uma perspectiva de desenvolvimento. In J. Borsa & D. Bandeira (Orgs.), Comportamento agressivo na infância da teoria à prática (pp. 59–78). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Michelson, L., Sugai, D. P., Wood, R. P., & Kazdin, A. E. (2013). Social skills assessment and training with children: An empirically based handbook. New York: Springer Science & Business Media.
Noltemeyer, A. L., & Bush, K. R. (2013). Adversity and resilience: A synthesis of international research. School Psychology International, 34, 474–487.
Paula C., Curto, B., Teixeira, M. C., Bordin, I. (2014). Dados epidemiológicos sobre problemas de conduta e fatores preditores em crianças e adolescentes brasileiros. In Borsa, J., & Bandeira, D. (Orgs.), Comportamento agressivo na infância da teoria à prática (pp. 43–58). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Pizarro Hofer, R. (2001). La vulnerabilidad social y sus desafíos: Una mirada desde América Latina. Santiago do Chile: Cepal.
Schonfeld, D., E. Adams, R., K. Fredstrom, B., P. Weissberg, R., Gilman, R., & Voyce, C. ... Speese-Linehan, D. (2015). Cluster-randomized trial demonstrating impact on academic achievement of elementary social-emotional learning. School Psychology Quarterly, 30(3), 406–420.
Souza, M. S. (2018). Treinamento de Habilidades Sociais para alunos do ensino fundamental I em situação de vulnerabilidade social. Dissertação de mestrado, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ, Brasil.
Stein, L. M. (1994). TDE – Teste de Desempenho Escolar: Manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.