Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para alunos em situação de vulnerabilidade social

  • Marisangela Siqueira de Souza Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
  • Clarissa Pinto Pizarro de Freitas Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO

Resumo

A pesquisa objetivou promover as habilidades sociais de estudantes do ensino fundamental em um modelo psicoeducativo. Buscou identificar os efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) nas habilidades sociais, nos problemas de comportamento e no desempenho acadêmico de crianças do quinto ano do ensino fundamental com idades de 10 a 13 anos (M = 10,3; DP = 1,5), sendo 26 meninas e 25 meninos que residem e estudam em área de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. A amostra foi dividida em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). O THS foi aplicado em dez sessões, nas quais foram trabalhadas as seguintes habilidades: civilidade, autocontrole, assertividade e habilidades acadêmicas. Utilizaram-se como instrumentos o Social Skill Rating System (SSRS) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram ganhos positivos para a maioria dos alunos participantes da intervenção e escores superiores do GI em relação ao GC em todas as variáveis.
Palavras-chave: treinamento; habilidades sociais; alunos; vulnerabilidade social; ensino fundamental.

Biografia do Autor

Marisangela Siqueira de Souza, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Marisangela Siqueira de Souza - Mestre em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira - Universo - PPGP Psicologia / pgpsicologia@nt.universo.edu.br

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
Adriana Benevides Soares – Professora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Clarissa Pinto Pizarro de Freitas, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO

Clarissa Pinto Pizarro – Professora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).

Publicado
2019-10-17
Seção
Psicologia social