Magia na Igreja Mundial do Poder de Deus: uma interface com o ensaio Esboço de uma teoria geral da magia, de Marcel Mauss e Henri Hubert
Resumo
A pesquisa tem por objetivo encontrar, de forma comparativa, aspectos de magia na Igreja Mundial do Poder Deus e seu líder-fundador Valdemiro Santiago. Por meio de uma leitura anotada do ensaio “Esboço de uma teoria geral da magia”, de Marcel Mauss e Henri Hubert (2003), procura-se comparar os conceitos dos autores com as práticas da Igreja Mundial do Poder de Deus, seus ritos, suas representações, seu pastor-mágico, bem como sua relação com os fiéis religiosos que o autenticam, nessa troca magia-religiosidade em uma igreja neopentecostal brasileira. Esta tentativa de buscar conexões e similaridades entre a magia e o neopentecostalismo mágico de Valdemiro Santiago busca maior compreensão deste fenômeno social religioso que está por trás de seus eventos de cura televisados para todo o Brasil. Como análise empírica de comportamento procura-se enriquecer a pesquisa com testemunhos de fiéis que teriam sido curados, retirados do site oficial da própria igreja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.