Pretagogias na Educação: A religião dos Òrìsàs na cidade de Padre Cícero

Autores

Resumo

Tendo como objetivo analisar a cultura religiosa candomblecista a partir dos impactos sobre a vida dos seus fieis em Juazeiro do Norte-CE, considerada uma cidade sagrada e consagrada pelo turismo religioso católico-popular ao Padre Cícero. Foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, aprofundamento em forma de pesquisa-ação, visando compreender como o Candomblé da Nação Ketou encontrou estratégias de sobrevivência no domínio religioso católico-cristão. Os Estudos Pós-coloniais forneceram fundamentação teórica capaz de reconstruir e desconstruir conceitos e paradigmas raciais, propostos e presentes em alguns enfoques teóricos, proliferados desde o século XIX a meados do século XX. Nessa ótica, se foi possível presenciar pela transcrição dos diálogos, que a homogeneização, a subalternização, a produção de estereótipos e de estigmas sobre o “Outro” e o “Diferente”, ainda é uma característica marcante na fala dos informantes. Concomitante a esta perspectiva, se foi feito uso do conceito de “Pretagogia”, proposto por Petit, para que assim, se tornasse possível à propositura de uma análise centrada na perspectiva da educação intercultural, que tomou por base, os saberes leigos, populares e urbanos, providos da cultura ancestral de matriz afro-brasileira. Percebeu-se que a educação intercultural é vista por alguns informantes enquanto “um saber” que “não é bem um saber” ao mesmo tempo subversivo e transgressor. Finalmente, foi nesta ecologia de saberes que a pesquisa-ação tornou visível a necessidade de se pesquisar, em estudos posteriores, outras questões, tais como, questões de gênero-sexo-desejo dentro do terreiro, a relação incestuosa entre irmãos, a territorialidade do masculino e do feminino, as representações da violência, a identidade e a diferença entre outras categorias que além de nos “saltarem aos olhos”, demonstraram a existência, de fronteiras demarcatórias dentro do espaço religioso do terreiro.

Palavras-chave: Candomblé. Terreiro de Òsúmaré. Pretagogia. Saberes periféricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Ângelo Silva de Melo, Faculdade Leão Sampaio

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação Intercultural e Antropologia pela Faculdade de Ciências da Educação e Antropologia da Universitat Hamburg (2005) e Mestre em Criminologia e Sociologia do Crime pelo Programa Interdisciplinar da Faculdade de Ciências Sociais e da Faculdade de Ciências Jurídicas, pelo Instituto de Ciências Sócio - Criminais e Jurídicas da Universitat Hamburg (2001). Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1996). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Diversiones- Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade do CNPq. Pesquisador do NBlac - Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de estudos em relações raciais, gênero e movimentos sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) / Campus Cariri. Foi pesquisador do Instituto de Multiculturalidade e Transdisciplinariedade da Universitaet Hamburg. Membro e ativista dos Direitos Humanos na República Federal da Alemanha (1997-2005). Atualmente é Professor da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte/Ce e Coordenador do LIEV - Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (com ênfase em Gênero, Religiosidades, Pretagogias e Africanidades) na Faculdade Leão Sampaio/ Ce.Coordenador do GT LGBT na RENAFRO (Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde) e Membro do Conselho Muncipal LGBT de Juazeiro do Norte.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Melo, M. Ângelo S. de. (2017). Pretagogias na Educação: A religião dos Òrìsàs na cidade de Padre Cícero. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/8648

Edição

Seção

Artigos