Religião na pós-modernidade

Autores

  • Sebastião Hugo Brandão Instituto Federal de Alagoas

Resumo

Nesta pesquisa investigamos a estreita relação entre o fenômeno religioso – religião – e a “pós-modernidade”. Para esta complexa tarefa nos fundamentamos em teóricos que discorrem sobre pós-modernidade e religião, contudo, o teórico central desta pesquisa é o sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Com a pós-modernidade, a religião, ao menos suas representações institucionais, tornou-se coadjuvante no debate sobre temas relevantes, porém, a humanidade prossegue vivendo dimensões religiosas, cada vez mais particulares e subjetivas. A religião não se encerra com o processo de secularização na pós-modernidade, ao contrário, ela ganha novas formas e contornos, se reinterpreta e se resignifica, ressurge e se difunde. Mesmo não tendo o “protagonismo” que exercia no período pré-moderno a religião continua exercendo papel importante na pós-modernidade, estando presente em todas as áreas do desenvolvimento humano, ainda que seja de forma velada. São públicas e notórias as transformações advindas com a modernidade, sobretudo, ao que se refere à religiosidade e suas consequências, que nesta pesquisa conceituamos por pós-modernidade. O sujeito pós-moderno passou a relacionar-se de forma distinta aos outros períodos históricos em relação a Deus e a Religião. Defendemos que a radicalização e/ou o aprofundamento da modernidade gerou consequências históricas, sociais, culturais, políticas, psíquicas e, sobretudo, religiosas, dentre outras áreas do universo humano que esteve ou está em processo de mudança; essas consequentes transformações em curso é a pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Hugo Brandão, Instituto Federal de Alagoas

Sebastião Hugo Brandão Lima, nascido em Paulo Afonso - BA, contudo, alagoano por identificação, Canapiense (Canapi-AL) de berço e coração, é um sertanejo radicado em Maceió Alagoas. Casado e pai de duas filhas, tem Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia e Filosofia da Religião. Especialização em Geo-História pelo Centro Universitário CESMAC (2012), pesquisando sobre os impactos do turismo para a Ilha de Santa Rita em Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento e proteção da mesma. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, na linha de pesquisa Campo religioso brasileiro, cultura e sociedade, atuando em especial na área de Filosofia da Religião, Investigando o pensamento de Nietzsche, a "morte de Deus", Pós-modernidade, valores e moral e o fenômeno religioso. Atualmente, docente efetivo de filosofia no Instituto Federal de Alagoas, com vasta experiência na docência, no que tange a rede estadual, rede privada e cursinhos pré-vestibulares. Atuou com as disciplinas de História e Filosofia ao longo de sua carreira profissional.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Brandão, S. H. (2017). Religião na pós-modernidade. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/8088

Edição

Seção

Artigos