Ensino Religioso: concepções e compreensões - Portugal e Brasil

Autores

  • Sérgio Rogério Junqueira PUC-PR
  • Fernando Catarino Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

A pesquisa bibliográfica histórica foi realizada para explicitar a construção do componente curricular no cenário de Portugal e do Brasil, a fim de com estas informações, compreender os atuais cenários da disciplina. Foi feito levantamento junto a estudantes do 6º e do 9º ano nos dois países para apreender a proposta estabelecida nestes dois países. Em ambos existe a perspectiva para o ensino da religião no modelo confessional, porém os estudantes da faixa etária atingida pela pesquisa demonstram interesse significativo por estudar e verificar a situação de grupos religiosos diferenciados dos que pertencem. Este artigo reflete uma primeira fase da pesquisa de aproximação de estudos entre o ensino religioso entre diferentes países e sistemas de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Junqueira, PUC-PR

Professor Titular da PUCPR, Pós-Doutor em Ciência da Religião na PUCPS , Doutor e Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, Pedagogo - Universidade de Uberaba

Fernando Catarino, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Portuguesa (Lisboa/Portugal).

Professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Portugal,

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Junqueira, S. R., & Catarino, F. (2015). Ensino Religioso: concepções e compreensões - Portugal e Brasil. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 13(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/7859

Edição

Seção

Artigos