Ensino Religioso: concepções e compreensões - Portugal e Brasil
Resumo
A pesquisa bibliográfica histórica foi realizada para explicitar a construção do componente curricular no cenário de Portugal e do Brasil, a fim de com estas informações, compreender os atuais cenários da disciplina. Foi feito levantamento junto a estudantes do 6º e do 9º ano nos dois países para apreender a proposta estabelecida nestes dois países. Em ambos existe a perspectiva para o ensino da religião no modelo confessional, porém os estudantes da faixa etária atingida pela pesquisa demonstram interesse significativo por estudar e verificar a situação de grupos religiosos diferenciados dos que pertencem. Este artigo reflete uma primeira fase da pesquisa de aproximação de estudos entre o ensino religioso entre diferentes países e sistemas de educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.