Dos espaços do sagrado

Autores

  • Telma Coelho Viana
  • Sylvia Cavalcante Universidade de Fortaleza

Resumo

O presente artigo faz uma revisão das características físicas, materiais dos espaços do sagrado, bem como dos significados que lhes são atribuídos e dos aspectos simbólicos da forma estrutural dos templos. Foi obsevado que o conceito de “espaço sagrado” de Eliade se aproxima do conceito de “lugar” de Tuan, pois ambos têm em comum o fato de estarem navegando no universo simbólico do “sentido” e do “valor”. O aspecto físico e a atmosfera religiosa-espiritual de um templo influenciam o psiquismo das pessoas que o frequentam ou visitam, como foi possível constatar em pesquisa anterior, realizada no Templo Maior da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Fortaleza, CE. O templo parece ser o local propício para se experimentar o numinoso ou o sagrado, experiências que também podem se manifestar em outros locais, como, por exemplo, no contato com a natureza. Alguns autores informam que um templo é um arquétipo, um “Cosmo imitado”, pois se inspira no modelo exemplar: a Criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvia Cavalcante, Universidade de Fortaleza

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, coordenadora do Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais - LERHA.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Viana, T. C., & Cavalcante, S. (2017). Dos espaços do sagrado. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/7050

Edição

Seção

Artigos