Agentes religiosos e bens simbólicos: (neo)pentecostalismo e semiótica sob um olhar bourdiano

Autores

  • Valdevino de Albuquerque Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

Com base nas análises de Pierre Bourdieu sobre o campo religioso, sobretudo as relações de transação entre os agentes específicos abordados pelo autor, intenta-se, nesta breve reflexão, um engendramento de ideias sob um viés interdisciplinar, no sentido de perseguir uma compreensão sobre o processo comunicacional intersubjetivo – e seus elementos constituintes – que, em tese, compõe o corpo de bens simbólicos de salvação ao qual o sociólogo francês faz alusão em seu texto. Portanto, procura-se aqui análise sucinta de alguns aspectos das relações estudadas por Bourdieu, na busca de um olhar compartilhado com a semiótica de Peirce, na tentativa de contribuir no processo de compreensão sobre um elemento importante nos atos religiosos: os bens simbólicos como instrumentos de transfiguração, signos articulados que processam a “significação do mundo”, conferindo sentido à existência enquanto sacralizam a ordem das coisas, ao mesmo tempo fortalecendo a legitimidade do monopólio de produção dos agentes especializados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdevino de Albuquerque Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestrando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e bacharel em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Membro dos grupos de pesquisa “Religião, modernidade e ecologia” da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e “Núcleo de estudos em protestantismos e teologias” (Neprotes) da UFJF. Bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

2013-11-27

Como Citar

Júnior, V. de A. (2013). Agentes religiosos e bens simbólicos: (neo)pentecostalismo e semiótica sob um olhar bourdiano. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 11(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/6448

Edição

Seção

Artigos