Os mecanismos terapêuticos de um rito urbano de consumo de ayahuasca

Autores

  • Tiago Coutinho Cavalcante UFRJ

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os mecanismos terapêuticos encontrados em um rito de cura e oferecidos em grandes cidades brasileiras, onde esta é obtida por meio do consumo ritual da ayahuasca. Organizado por um grupo de psicólogos, o rito do Nixi Pae tem como objetivo desempenhar o papel de um ritual “ancestral” de cura do povo kaxinawa, com a bebida “sagrada” amazônica, sob a condução de um jovem aprendiz de pajé, filho de uma importante liderança desse povo. Um dos principais potenciais terapêuticos da ayahuasca explorados pelos ritos é sua capacidade de provocar visões. Esse estado gera um importante material psíquico que deve ser interpretado por aquele que busca a cura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Coutinho Cavalcante, UFRJ

Doutor em Antropologia pela Uni versidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e  graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Professor colaborador do Departamento de Antropologia da UFRJ.

Downloads

Publicado

2013-11-27

Como Citar

Cavalcante, T. C. (2013). Os mecanismos terapêuticos de um rito urbano de consumo de ayahuasca. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 11(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/6444

Edição

Seção

Artigos