Os mecanismos terapêuticos de um rito urbano de consumo de ayahuasca
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os mecanismos terapêuticos encontrados em um rito de cura e oferecidos em grandes cidades brasileiras, onde esta é obtida por meio do consumo ritual da ayahuasca. Organizado por um grupo de psicólogos, o rito do Nixi Pae tem como objetivo desempenhar o papel de um ritual “ancestral” de cura do povo kaxinawa, com a bebida “sagrada” amazônica, sob a condução de um jovem aprendiz de pajé, filho de uma importante liderança desse povo. Um dos principais potenciais terapêuticos da ayahuasca explorados pelos ritos é sua capacidade de provocar visões. Esse estado gera um importante material psíquico que deve ser interpretado por aquele que busca a cura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.