Os escolhidos de Deus - suas representações sociais da doutrina da eleição e a sua influência no ethos protestante em relação ao trabalho - um estudo de caso
Resumo
Este trabalho consiste em identificar que conteúdo dogmático religioso serve como fator de estímulo psicológico para o ativismo moral, econômico e político, a fim de compreender suas possíveis influências sobre o Ethos Protestante Reformado contemporâneo em relação ao trabalho. Partindo da análise feita por Max Weber na obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” que identificou esse fator de estímulo psicológico à doutrina da predestinação, o autor apresenta o que o protestante reformando entende sobre essa doutrina. Busca estabelecer nova relação [doutrina versus trabalho] por meio da aplicação da teoria das representações sociais, conforme o modelo desenvolvido por Serge Moscovici, trilhando o caminho oposto ao de Weber, ou seja, da exteriorização dos princípios apreendidos para ligá-los ao conteúdo dogmático. Para conhecer a maneira como o protestante reformado contemporâneo exterioriza os princípios por ele internalizados, levou-se á efeito uma pesquisa de campo numa das comunidades da Igreja Presbiteriana do Brasil, localizada na região leste da cidade de São Paulo. A partir dela, demonstra-se: a) a importância do conteúdo religioso (Eleição) em meio à sociedade moderna; b) quais são as possíveis influências que exerce sobre o ethos protestante; c) como reconhecer essa influência na formação do conceito do trabalho e na relação do indivíduo com o mesmo; d) se há alguma contribuição que interesse às organizações privadas modernas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.