O "sagrado selvagem" nas periferias urbanas: as tensões entre tradição e modernidade

Autores

  • Claudio Pereira Noronha

Resumo

No presente trabalho, nos propomos a discutir as noções de “sagrado selvagem” nas periferias urbanas. Com base no pensamento de Roger Bastide, discutiremos até que ponto as instituições religiosas nas sociedades contemporâneas conseguem, ou não, controlar ou domesticar o sagrado. Pretendemos ainda analisar em que medida elementos inerentes a determinados grupos religiosos, como a possessão e o êxtase religioso, participam do processo contribuindo para aumentar a tensão entre os ditames da tradição e os anseios por novas vivências com o sagrado, tornando-o “selvagem” ou, em outras palavras, pouco domesticado. A intensão pela análise nas regiões de periferia se dá, essencialmente, pelo fato de concentrarem grupos religiosos (como umbanda e pentecostalismo) que consideramos mais propensos a um sagrado menos controlado pelas instituições religiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Pereira Noronha

Doutorando pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Integrante do grupo de pesquisa Religião e Periferia na América Latina (Repal).


Downloads

Publicado

2013-07-02

Como Citar

Noronha, C. P. (2013). O "sagrado selvagem" nas periferias urbanas: as tensões entre tradição e modernidade. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/5741

Edição

Seção

Artigos