A revisão do ritual de exorcismos como instrumento de reafirmação da autoridade e da relevância do catolicismo no mundo contemporâneo
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender os motivos que levaram a Igreja Católica a revisar seu antigo ritual de exorcismos de 1614 e publicar um novo em 1998, o qual está até hoje em vigor. Os exorcismos desempenharam um papel crucial na expansão e na consolidação do cristianismo, pois, além de servirem como um modo de personificar o mal que perturba o homem desde os primórdios, por meio deles as outras religiões foram demonizadas, hostilizadas e combatidas. Isso ocorreu porque as entidades não cristãs eram frequentemente classificadas como demônios. Porém, essa tendência de demonizar as outras expressões religiosas tornou-se incontrolável e culminou na Inquisição. Os abusos dos inquisidores esfriaram a crença na existência do Diabo e, consequentemente, mergulharam o catolicismo em uma crise de autoridade. Para combater tal ceticismo e reafirmar-se como a única capaz de derrotar o mal, a Igreja Católica realizou, séculos mais tarde, o concílio do Vaticano II, e nele deu o impulso para o clero formalizar a crença na existência e atividade desse ser de um jeito que se mostrasse aceitável para o mundo moderno. Um dos frutos desse objetivo foi a revisão do rito de exorcismos. Sabendo desses fatos, o texto a seguir se propõe a contextualizar o leitor quanto ao papel que a figura do Diabo desempenhou e desempenha para o catolicismo e mostrar os conceitos e motivos que levaram a essa revisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.