Os emblèmes ou devises chrestiennes vanguardistas de Georgette de Montenay: uma religio cordis imagética calvinista

Autores

  • Helmut Renders Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Resumo

Este ensaio apresenta o livro de Emblèmes ou devises chrestiennes, de Georgette de Montenay, como uma extraordinária voz feminina na fase inicial do calvinismo, oferecendo uma releitura da religio cordis na tradição dos reformadores Lutero e Calvino, no formato de um livro emblemático. Com isso, a dama de honra de Jeanne d’Albret, a Rainha de Navarra, apresenta para os círculos humanistas e aristocratas da época as ênfases protestantes no momento em que a sociedade francesa estava discutindo seu futuro religioso. Aparece, uma mulher moderna, assumindo o seu papel na história, competente no domínio de novas técnicas de comunicação e clara na sua articulação e posição teológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Professor da Faculdade de Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Renders, H. (2013). Os emblèmes ou devises chrestiennes vanguardistas de Georgette de Montenay: uma religio cordis imagética calvinista. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/5731

Edição

Seção

Artigos