Mulher e Pajelança:um estudo de caso em Soure, na ilha do Marajó/PA
Resumo
Este artigo pretende abordar os novos aspectos em que a pajelança cabocla se apresenta na Amazônia, e especificamente em Soure (Ilha do Marajó/PA) a partir da pajelança exercida por D. Zeneida Lima, cujas práticas e crenças caracterizam-se pelo culto à Mãe Terra e a outras entidades míticas (os caruanas, o Girador, Auí, entre outros), apresentando também um acentuado discurso ecológico e autodeclarada ancestralidade indígena marajoara para sua prática. A pajé Zeneida Lima defende sua prática como sendo uma pajelança “pura”, verdadeira, opondo-se às outras formas de pajelança bastante recorrentes na Amazônia, em que se encontram, além dos elementos da cultura indígena, também das religiões afro-brasileiras e do catolicismo popular, do qual tenta desvincular sua prática no que refere, sobretudo, ao culto aos santos católicos. Essa é uma pesquisa que vem sendo realizada desde 2009 e culminará na dissertação de mestrado em Ciências da Religião pela Uepa, a ser defendida em 2012. Os objetivos desse estudo são apresentar a pajelança de Zeneida Lima, comparando-a com outras formas desse culto descritas na literatura antropológica, e analisar o papel da mulher no contexto religioso e simbólico da pajelança em Soure.
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