O credenciamento dos cursos de teologia no Brasil pelo sistema Mec/Inep e seus resultados para a educação teológica e a identidade do teólogo

Autores

  • Antonio Máspoli de Araújo Gomes Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este artigo versa sobre o credenciamento dos cursos de teologia no Brasil pelo sietam MEC/INEP  em setembro de 2009 e suas conseqüências para a educação teológica e a identidade do teólogo no Brazil.  Com certeza inúmeras mudanças ocorreram e estão em andamento neste campo. Este trabalho tem por objetivos explicitar as implicações destas mudanças no campo da formação teológica para a construção da identidade profissional do teólogo; discutir o papel social do profissional da teologia perante a sociedade e; descrever perfil do aluno de teologia de um curso de graduação de uma universidade comunitária confessional no período compreendido entre janeiro de 2003 e dezembro de 2005.

 

 

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Biografia do Autor

Antonio Máspoli de Araújo Gomes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

[1] Teólogo, Psicólogo. Doutor em Ciências Sociais e Religião  pela UMESP. Pos doutor em História das Idéias pelo IEA da USP. Membro do Laboratório de Psicologia Social Estudos de Religião do Instituto de Psicologia da USP  e Professor da Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Makenzie. www.maspolipeixe@yahoo.com.br e www.maspoli@mackenzie.com.br

 

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Publicado

2009-12-14

Como Citar

Gomes, A. M. de A. (2009). O credenciamento dos cursos de teologia no Brasil pelo sistema Mec/Inep e seus resultados para a educação teológica e a identidade do teólogo. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 7(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/459

Edição

Seção

Artigos