O credenciamento dos cursos de teologia no Brasil pelo sistema Mec/Inep e seus resultados para a educação teológica e a identidade do teólogo
Resumo
Este artigo versa sobre o credenciamento dos cursos de teologia no Brasil pelo sietam MEC/INEP em setembro de 2009 e suas conseqüências para a educação teológica e a identidade do teólogo no Brazil. Com certeza inúmeras mudanças ocorreram e estão em andamento neste campo. Este trabalho tem por objetivos explicitar as implicações destas mudanças no campo da formação teológica para a construção da identidade profissional do teólogo; discutir o papel social do profissional da teologia perante a sociedade e; descrever perfil do aluno de teologia de um curso de graduação de uma universidade comunitária confessional no período compreendido entre janeiro de 2003 e dezembro de 2005.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.