A contribuição de OGNs cristãs evangélicas na prática do discurso teológico ambiental com vistas à sustentabilidade
Resumo
Partindo da Eco(Teo)logia como campo de reflexão sobre o meio ambiente[1] e sua problemática, e da transição de paradigmas com a re(ligação) do homem com a criação e com o próprio Criador, evidencia-se uma nova postura da igreja evangélica de responsabilidade com a conscientização ambiental dos seus fiéis. A Eco(Teo)logia é uma proposta interdisciplinar que visa a integração entre os discursos científico e religioso, que, apesar de suas heterogeneidades, assume a espiritualidade cristã como um instrumento de conscientização ambiental, contribuindo para a formação de uma nova consciência ecológica. Este artigo tem por objetivo detectar o nível de conscientização e de engajamento da comunidade evangélica através da atuação de ONGs Cristãs Evangélicas. As ONGs selecionadas por esta pesquisa foram o Instituto Gênesis (IG) 1.28, A Rocha Brasil e a Acev Social, as quais foram observadas e analisadas comparativamente com o objetivo de relacionar o discurso teológico ambiental evangélico com as práticas destas ONGs. Através deste estudo foi possível apontar como conclusão que o trabalho desenvolvido por uma ONG Cristã Evangélica que tem uma Igreja Evangélica como suporte ultrapassa o exercício de conscientização da comunidade de fiéis evangélicos, para desenvolver ações concretas que melhoram a qualidade de vida de toda a comunidade onde a igreja está inserida.[1] Dissertação de mestrado apresentada no Prodema/UFPB intitulada “Eco(Teo)logia: O discurso teológico ambiental e sua prática na comunidade evangélica batista de Cabedelo, PB”
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.