A contribuição de OGNs cristãs evangélicas na prática do discurso teológico ambiental com vistas à sustentabilidade

Autores

  • Amelia Ferreira Martins Limeira Universidade Federal da Paraíba
  • Maristela Oliveira de Andrade Departamento de Ciências Sociais - Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Partindo da Eco(Teo)logia como campo de reflexão sobre o meio ambiente[1] e sua problemática, e da transição de paradigmas com a re(ligação) do homem com a criação e com o próprio Criador, evidencia-se uma nova postura da igreja evangélica de responsabilidade com a conscientização ambiental dos seus fiéis. A Eco(Teo)logia é uma proposta interdisciplinar que visa a integração entre os discursos científico e religioso, que, apesar de suas heterogeneidades, assume a espiritualidade cristã como um instrumento de conscientização ambiental, contribuindo para a formação de uma nova consciência ecológica. Este artigo tem por objetivo detectar o nível de conscientização e de engajamento da comunidade evangélica através da atuação de ONGs Cristãs Evangélicas. As ONGs selecionadas por esta pesquisa foram o Instituto Gênesis (IG) 1.28, A Rocha Brasil e a Acev Social, as quais foram observadas e analisadas comparativamente com o objetivo de relacionar o discurso teológico ambiental evangélico com as práticas destas ONGs. Através deste estudo foi possível apontar como conclusão que o trabalho desenvolvido por uma ONG Cristã Evangélica que tem uma Igreja Evangélica como suporte ultrapassa o exercício de conscientização da comunidade de fiéis evangélicos, para desenvolver ações concretas que melhoram a qualidade de vida de toda a comunidade onde a igreja está inserida.

[1] Dissertação de mestrado apresentada no Prodema/UFPB intitulada “Eco(Teo)logia: O discurso teológico ambiental e sua prática na comunidade evangélica batista de Cabedelo, PB”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amelia Ferreira Martins Limeira, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Concluinte do Curso de Teologia no Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro, em João Pessoa, PB. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba na área de Gerenciamento Ambiental (2011) Servidor Técnico Administrativo em Educação da Universiidade Federal da Paraíba. Missionária da Primeira Igreja Evangélica Batista do Jardim Veneza em João Pessoa, PB, com exercício eclesiástico na Congregação Evangélica Batista em Cidade Verde, João Pessoa, PB. Professora do Instituto Bíblico Betel Brasileiro em João Pessoa, PB.

Maristela Oliveira de Andrade, Departamento de Ciências Sociais - Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e doutorado Troisieme Cycle - IHEAL - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1983). É Professor Associado III da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidades e movimentos religiosos, memória, desenvolvimento e meio ambiente, cultura regional e populações tradicionais;.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Limeira, A. F. M., & Andrade, M. O. de. (2012). A contribuição de OGNs cristãs evangélicas na prática do discurso teológico ambiental com vistas à sustentabilidade. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 10(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/4144

Edição

Seção

Artigos