A sedução do transcendente e o sacrifício do imanente em Kierkegaard
Resumo
Toda a obra de Kierkegaard pode ser considerada um itinerário para Deus. No presente texto, pretendemos mostrar esse itinerário através dos escritos estéticos do autor. Interpretaremos a figura do sedutor, enquanto figura representativa do estádio estético, que permite ao pensador dinamarquês efetuar a passagem ao estádio religioso sem passar pelo ético. O elemento que possibilita essa aproximação discursivo-existencial entre estético e religioso é o absoluto, ou melhor, a busca do absoluto. Essa busca ocupa um papel importante nos escritos literários de Kierkegaard e é oferecida ao leitor como estrutura existencial singular de cada indivíduo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.