Um estudo sobre a conversão religiosa no protestantismo histórico e na psicologia social da religião
Resumo
O Brasil vive uma efervescência religiosa sem precedentes. O crescimento das Igrejas evangélicas, e mesmo daqueles que se declaram sem religião, atesta esse fato pelas pesquisas realizadas pelos últimos dois censos, o de 2000 e o de 2010. Tradicionalmente, o protestantismo alimenta seu crescimento por meio da conversão de fiéis. A revisão da literatura esbarrou na falta de textos sobre o tema. A fim de suprir essa lacuna, o autor lançou mão de textos em francês e inglês sobre o assunto, todavia também bastante rarefeitos. A revisão da literatura estabeleceu-se ao redor do tema da conversão religiosa por meio de uma pesquisa realizada entre convertidos ao protestantismo histórico e pentecostal no Brasil. O tema da conversão religiosa é complexo e muito relevante atualmente, porque está ligado ao renascimento da religião como fenômeno social de massa, produzindo a revitalização religiosa contemporânea das grandes tradições religiosas. Trata-se de um fenômeno bastante comum e intenso no Brasil contemporâneo, como bem demonstrou o censo religioso de 2000. Esta pesquisa busca analisar o termo conversão no protestantismo histórico e na psicologia social da religião.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.