Um estudo sobre a conversão religiosa no protestantismo histórico e na psicologia social da religião

Autores

  • Antonio Araujo Gomes Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O Brasil vive uma efervescência religiosa sem precedentes. O crescimento das Igrejas evangélicas, e mesmo daqueles que se declaram sem religião, atesta esse fato pelas pesquisas realizadas pelos últimos dois censos, o de 2000 e o de 2010. Tradicionalmente, o protestantismo alimenta seu crescimento por meio da conversão de fiéis. A revisão da literatura esbarrou na falta de textos sobre o tema. A fim de suprir essa lacuna, o autor lançou mão de textos em francês e inglês sobre o assunto, todavia também bastante rarefeitos. A revisão da literatura estabeleceu-se ao redor do tema da conversão religiosa por meio de uma pesquisa realizada entre convertidos ao protestantismo histórico e pentecostal no Brasil. O tema da conversão religiosa é complexo e muito relevante atualmente, porque está ligado ao renascimento da religião como fenômeno social de massa, produzindo a revitalização religiosa contemporânea das grandes tradições religiosas. Trata-se de um fenômeno bastante comum e intenso no Brasil contemporâneo, como bem demonstrou o censo religioso de 2000. Esta pesquisa busca analisar o termo conversão no protestantismo histórico e na psicologia social da religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Araujo Gomes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Teólogo, Psicólogo. Doutor em Ciências Sociais e Religião pela UMESP. Pos doutor em História das Idéias pelo IEA da USP. Membro do Laboratório de Psicologia Social Estudos de Religião do Instituto de Psicologia da USP e Professor da Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Makenzie.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Gomes, A. A. (2011). Um estudo sobre a conversão religiosa no protestantismo histórico e na psicologia social da religião. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 9(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/3341

Edição

Seção

Artigos