A Legitimação da Guerra no Discurso Ético e Político de Santo Agostinho

Autores

  • Rodrigo Franklin de Sousa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O presente artigo investiga o ensino agostiniano sobre a guerra, em seu contexto histórico e discursivo imediato, com foco em dois fatores. Em primeiro lugar, as especificidades do horizonte sócio-político de Agostinho e suas implicações para as concepções relacionadas à prática da guerra. Em segundo lugar, a mudança na atitude de Agostinho com relação ao emprego da força pelas autoridades. Embora jamais tenha abandonado sua visão sobre a legitimidade da guerra em certas circunstâncias, é possível perceber uma crescente sensibilidade com respeito aos dilemas morais inerentes ao uso da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Franklin de Sousa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de Cambridge, Reino Unido, e autor de Eschatology and Messianism in LXX Isaiah 1-12. New York/London: T & T Clark, 2010. Atualmente é coordenador da Graduação em Teologia e professor no programa de Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Líder do grupo de pesquisa “Religião e Ideologia: aspectos históricos, sociais e discursivos da construção do pensamento religioso”.

Downloads

Publicado

2011-05-03

Como Citar

Sousa, R. F. de. (2011). A Legitimação da Guerra no Discurso Ético e Político de Santo Agostinho. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 9(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/3133

Edição

Seção

Artigos