O discurso presbiteriano: a teologia de Princeton e sua influência na formação dos pastores nordestinos
Resumo
O presente trabalho visa detectar qual a matriz teológica que determinou a formação dos ministros brasileiros, particularmente no Nordeste. Fixamo-nos historicamente nas obras do Rev. Boanerges Ribeiro; teologicamente,em obras dos teólogos de Princeton, de propriedade do Seminário Presbiteriano do Norte. Usamos coleções do jornal Norte Evangélico (1912-1923), cedidas pelo Rev. Enos Moura, cópia do livro The Princeton Theology (1812-1921), fornecida pelo Rev. Boanerges Ribeiro, e informações pessoais do princetoniano Rev. Oton Guanais Dourado, professor do
seminário P. do Norte, desde 1946.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.