Da razoabilidade do uso da sociologia da religião para compreender a sociedade atual: uma reflexão a partir dos fundamentos antropológicos e sociológicos da religiosidade como legítima integrante de nossa estrutura social
Resumo
Discutimos, neste texto, a possibilidade de utilizar o estudo da religião, a partir da Sociologia e da Antropologia, para compreender o sentido das diferentes relações sociais como fatos e fenômenos sociais. Sendo a religião produção humana, além do seu caráter tipicamente cultural, dá aos atores sociais que a produzem uma capacidade inexplicável de transcender o meramente visível; comunica ao indivíduo uma forma de esperança mistérica que, embora incognoscível e, portanto, indecifrável, se presentifica na mediação objetiva e sacramental do rito. A crença, em si subjetiva e em geral individual, quando ritualizada, desperta sentimentos gregários e ajuda na consciência grupal, além de aproximar e de tornar familiares o “sujeito” e o “objeto”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.